Sabedoria na resistência - parte 1


Sabedoria na resistência. Período romano - Visão global, 11 - Serviço de Animação Bíblica
Na série Visão Global, publicada sob a responsabilidade do Serviço de Animação Bíblica (SAB), o volume 11 trata da sabedoria na resistência do povo no período de dominação romana. 

O conhecimento dos aspectos religiosos, culturais, familiares, sociais, políticos e até físicos do país e do povo no seio do qual nasceu Jesus é, sem dúvida, um dos elementos indispensáveis para compreender sua vida e sua mensagem. Nos dias de hoje, as ciências exatas e humanas nos fornecem dados extremamente ilustrativos das realidades a que se referem os textos evangélicos e apostólicos do Segundo Testamento. Não os podemos desprezar, pelo contrário, mas utilizá-los no cultivo de nossa fé e de nossa relação com Jesus, que vive na eternidade hoje, como ontem e sempre. 

Precioso subsídio, esse décimo primeiro volume, Sabedoria na resistência, deve ser considerado no conjunto da coleção que vai desde a apresentação geral do texto bíblico, passando por todo o Primeiro Testamento, até a vida das primeiras comunidades cristãs. 
  

Sabedoria na Resistência – Período Romano

A terra de Israel muito cedo foi alvo de disputa entre impérios do Oriente e do Ocidente, por ser corredor de passagem entre os dois mundos. Pompeu, general do exército romano, concretizou as ambições do então imperador Júlio César, integrando Jerusalém e a Judéia ao seu domínio.
Exército: a força bruta do império
Quando Judas Macabeu aliou-se aos romanos, por volta de 160 a .E.C., Roma ainda não era um Império. Estava crescendo em importância e tornando-se uma nação sempre mais poderosa. Aos poucos os romanos foram conquistando territórios, que transformavam em províncias. Sua grande força conquistadora era o exército, numericamente grande, estrategicamente bem organizado em legiões, fortemente disciplinado e ideologicamente coeso.Desde de 148 a . E.C. os romanos vinham estendendo seu domínio sobre as regiões em torno do Mar Mediterrâneo e pela Europa.Com Pompeu, por volta de 67 a .E.C.,o interesse de Roma voltou-se para o Oriente.Com a conquista da Síria,transformada em província romana, o império romano construiu a ponte que lhe faltava para alargar o império até a antiga Mesopotâmia, nos limites do rio Tigre. Essa política expansão continuou com Júlio César e seus sucessores.


Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *