CURSO BÍBLICO - LIÇÃO Nº 05

Como está organizado o Evangelho de Lucas

Leitura bíblica: Lc 4,14-15

O Evangelho de Lucas está muito bem organizado. O modo como ele organiza o seu Evangelho já ajuda a compreender a sua mensagem.
Apresentamos aqui uma divisão em 7 partes. Vamos estudá-las devagarzinho.

1,1-4 – Prólogo

1ª PARTE
Lc 1,5-2,52 (Nascimento e vida oculta de João Batista e de Jesus)

Capítulo 1 – Anúncio do nascimento de João Batista; Anunciação; A visitação; O Magnificat; Circuncisão de João Batista; O Benedictus; Vida oculta de João Batista.

Capítulo 2 – Nascimento de Jesus e visita dos pastores; Circuncisão de Jesus; Apresentação de Jesus no Templo; O nunc dimitis; Profecia de Simeão; Profecia de Ana; Vida oculta de Jesus em Nazaré; Jesus entre os doutores; Ainda a vida oculta em Nazaré.

2ª PARTE
Lc 3,1-4,13 (Preparação do Ministério de Jesus)

Capítulo 3 – Pregação de João Batista; Prisão de João Batista; Batismo de Jesus; Genealogia de Jesus.

Capítulo 4 – Tentação no deserto.

3ª PARTE
Lc 4,14-9,50 (Ministério de Jesus na Galiléia)

Capítulo 4 – Jesus inaugura sua pregação; Jesus em Nazaré; Jesus ensina em Cafarnaum e cura em endemoniado; Cura da sogra de Simão; Diversas curas; Jesus deixa secretamente Cafarnaum e percorre a Judéia.

Capítulo 5 – Vocação dos quatro primeiros discípulos; Cura de um leproso; Cura de um paralítico; Vocação de Levi: Refeição com os pecadores na casa de Levi; Discussão sobre o jejum.

Capítulo 6 – As espigas arrancadas; Cura de um homem com a mão atrofiada; Escolha dos doze; As multidões seguem a Jesus; Discurso inaugural; As bem aventuranças; As maldições; O amor aos inimigos; Misericórdia e gratuidade; Condições de zelo; Necessidade da prática.

Capítulo 7 – Cura do servo do centurião; Ressurreição do filho da viúva de Naim; Pergunta de João Batista e testemunho que lhe presta Jesus; Julgamento de Jesus sobre sua geração; A pecadora perdoada.

Capítulo 8 – Mulheres que seguem a Jesus; Parábola do semeador; Por que Jesus fala em parábolas; Explicação da parábola do semeador; Como receber e transmitir o ensinamento de Jesus; Os verdadeiros parentes de Jesus; A tempestade acalmada; O endemoniado geraseno; Cura de uma hemorroíssa e ressurreição da filha de Jairo.
Capítulo 9 – Missão dos doze; Herodes e Jesus; Volta dos apóstolos e multiplicação dos pães; Profissão de fé de Pedro; Primeiro anúncio da paixão; Condições para seguir a Jesus; A vinda próxima do Reino; A transfiguração; O endemoniado epilético; Segundo anúncio da paixão; Quem é o maior; Uso do nome de Jesus.


Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *