CURSO BÍBLICO-EVANGELHO DE SÃO LUCAS


Este curso foi apresentado pelo Pe. João Carlos Ribeiro na Rádio Olinda de Pernambuco. Achei muito interessante, por isso resolvi postá-lo neste blog. Já tenho a permissão do padre.
Ele é um padre cantor e tem vários cd’s lançados, que podem ser adquiridos em qualquer livraria católica. Tem também um site: http://www.padrejoaocarlos.com.br.; um programa na Rádio Olinda de Pernambuco AM 1030 aos domingos às cinco horas da manhã e de segunda a sexta às cinco e meia da tarde(www.radioolindaam.com.br) ; Estação TV (14) - Todo domingo - 08:30h.
Espero que todos apreciem.

LIÇÃO Nº 01
Com vocês, o Evangelho de São Lucas


Leitura: Lc 1,1-4 (Prólogo)

1. O trabalho de Lucas tem uma originalidade, uma coisa muito especial: ele fez uma obra em dois volumes. Escreveu o 3º Evangelho e o Livro dos Atos dos Apóstolos. Um está em continuidade com o outro. A história de Jesus continua na história da Igreja. No início do seu Evangelho e do Livro dos Atos, ele coloca uma introdução, que mostra direitinho quais são as suas intenções.
2. Ele explica desde o início (veja 1,1-3) o que ele deseja: “escrever-te de modo ordenado, caríssimo Teófilo, para que verifiques a solidez dos ensinamentos que recebeste”. No seu trabalho ele pretende contar o que Jesus fez e disse e como sua missão continua na Igreja. Lucas quer então anunciar a boa nova sobre Jesus, para o crescimento de todos na fé e no engajamento nas comunidades.
3. Lucas tem um modo especial de contar as coisas. Ele tem um jeito de historiador e vai marcando o histórico (Lc 3,1-2). Para ele, o passado foi o tempo de Israel, o tempo do Antigo Testamento. No presente, está Jesus. O futuro é o tempo da Igreja.
4. Com sua morte e ressurreição, Jesus sobe ao
Pai e a sua obra se expande e se plenifica no Espírito Santo. Por isso nos Atos dos Apóstolos está narrada a presença forte do Espírito Santo desde o início da atividade missionária da Igreja (At 2,1-13).
5. Teófilo é o destinatário do livro. Havia o costume de se dedicar cada novo livro a uma pessoa ilustre. Ninguém sabe ao certo quem é este Teófilo. Talvez “Teófilo” sejam os próprios cristãos, pois a palavra “Teófilo” quer dizer “ amigo de Deus”. “Amigo de Deus” é cada cristão, que precisa conhecer mais ainda a vida e a palavra de Jesus Cristo.

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *