SACRAMENTO DO BATISMO




“Os Sacramentos foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação ou Crisma, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Eles atigem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida de Cristo: dão à vida de fé do cristão origem e crescimento, cura e missão.Nisto existe certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual”. (CIC)

Os Sacramentos são os sinais visíveis da realidade invisível da salvação que eles significam. Porque são dom de Deus, realizam o que significam: por eles, recebemos o dom da graça, quer dizer, a própria vida de Deus.

O Batismo é a sala de entrada da vida cristã. É o fundamento da vida de seguimento de Cristo e abre a porta para todos os outros sacramentos

Quando João Batista batizou Jesus, no Rio Jordão, o céu se abriu e ouviu-se a voz de Deus dizendo: “Este é meu filho amado, que muito me agrada.” Mt 3,16-17

Podemos dizer que, após o batismo, Jesus começou sua missão na terra. Nós também, com o batismo, comprometemo-nos a fazer o que Jesus fez e ensinou: anunciar o Reino de Deus. Com o batismo, iniciamos uma nova vida e tornamo-nos filhos queridos de Deus, assim como Jesus.

“Batizar – quer dizer “mergulhar”. Mergulhado(batizado) na morte para a salvação do mundo(cic 1225). Jesus deu-nos o Batismo no Espírito, a fim de que todos os homens possam renascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus(Jo 3, 5).
Os ministros ordinários do Batismo são o bispo, o sacerdote ou o diácono. Em caso de necessidade grave, qualquer pessoa, mesmo não estando batizada, pode administrá-la, desde que queira fazer o que faz a Igreja(cic 1256).
Só se batiza uma única vez. Não se pode revogá-lo, nem reiterá-lo, porque imprime no cristão um selo espiritual definitivo da sua pertença a Cristo(cic 1272).

Instituição do Bat(Mt 28, 18 – 20)
“Disse Jesus: “Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.”

O significado e a graça do sacramento do Batismo aparecem com clareza nos ritos de sua celebração. É acompanhando, com uma participação atenta, os gestos e as palavras desta celebração, que os fiéis são iniciados nas riquezas que este sacramento encerra e realiza em cada batizado.
O sinal da cruz, no início da celebração, assinala a marca do Cristo àquele que vai pertencer-lhe e significa a graça da redenção que Cristo nos adquiriu pela sua cruz.

O anúncio da palavra de Deus, ilumina com a verdade revelada os candidatos e a assembléia, e suscita a resposta da fé, inseparável do batismo.

A água batismal – É a água que tomamos que percorrendo todo o nosso corpo através do nosso sangue, leva embora todas as impurezas e tudo o que é ruim para a nossa saúde. Sem a água viva do Batismo não podemos viver e ser eternamente felizes. A água purifica nossa alma, fazendo-nos cidadãos do céu. O Batismo é realizado de maneira mais significativa pela tríplice imersão na água batismal. Mas desde a antiguidade ele pode ser conferido derramando-se, por três vezes, a água sobre a cabeça do candidato.

. A unção com o santo óleo, consagrado pelo Bispo, significa o dom do Espírito Santo ao novo batizado. Este tornou-se um cristão, isto é, “ungido” do Espírito Santo, incorporado a Cristo. Como o óleo penetra na pele da criança, assim Cristo penetra na vida da pessoa.


. A veste branca simboliza que o batizado “vestiu-se de Cristo”(Gl 3,27): ressuscitou com Cristo.

. A vela, acesa no círio pascal, significa que Cristo iluminou o neófito. Em Cristo, os batizados são a luz do mundo”(Mt 5, 14).

Além do Batismo de água, há também dois outros tipos: o Batismo de desejo (quando uma pessoa morre sem ser batizada, mas seus pais ou ela própria desejavam o Batismo); e o Batismo de sangue(quando uma pessoa ainda não batizada é martirizada por causa de Cristo).

Fé e Batismo

O Batismo é o sacramento da fé. Em todos os batizados, crianças ou adultos, a fé deve crescer após o Batismo. O Batismo é como uma semente que se planta, mas, que ao longo dos tempos, deve ser cultivada para que cresça e produza. Caso contrário, de nada adianta. Assim também é a semente do Batismo: se não for cultivada no dia a dia na oração, na fé, na participação, na vivência em Deus, será uma semente choca, não germinada. É por isso que a Igreja celebra cada ano, na noite pascal, a renovação das promessas batismais. A preparação para o Batismo leva apenas ao começo da vida nova. O Batismo é a fonte da vida nova em Cristo, fonte esta da qual brota toda a vida cristã(cic 1254).
Para que a graça do Batismo possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Este é também o papel do padrinho e da madrinha, que devem ser cristãos firme, capazes e prontos para ajudar o novo batizado na sua caminhada na vida cristã”(cic 1255).
Mas esse papel nem sempre é compreendido. Há muita gente que pensa que os padrinhos são para dar presentes e dinheiro. Sua missão é mais espiritual. Por isso a Igreja exige que sejam batizados, crismados, já tenham feito a 1ª Eucaristia e sejam de fato gente de Igreja

Todas as pessoas batizadas são chamadas pra a missão.
Pelo batismo somos sepultados(mergulhados na fonte) com Cristo e na sua morte, ressuscitados, plenos de vida (Rm 6, 1 – 11).

Muitas pessoas afirmam que não se deve batizar crianças, porque elas não têm o uso da razão. A Igreja católica tem uma tradição diferente de outras igrejas. Desde os primeiro séculos foi costume batizar crianças.
Este costume está em perfeita harmonia com a Bíblia. Em toda a Escritura vemos como a fé dos pais santifica os filhos, mesmo crianças. O menino Samuel foi santificado, aos 3 anos de idade, pela fé profunda de seus pais Élcana e Ana(1 Sm 1, 19 – 28). O mesmo aconteceu com João Batista, santificado antes do nascimento pela presença de Maria (Lc 1, 41 – 44). Por esses dados de fundamentação bíblica, podemos ver que não é preciso esperar que a criança chegue à idade adulta e tenha o uso da razão, para ser batizado. A fé dos pais é suficiente para que toda a família receba a graça de Deus.
Se os pais são responsáveis perante Deus pelo sustento, proteção, educação, amparo, etc... de seus filhos, quanto mais seriam pelo bem espiritual.
O Batismo apaga o pecado original, opera o perdão dos pecados, torna-nos filho de Deus, irmãos de Jesus, membros da Igreja. Somos irmãos e irmãs uns dos outros e podemos dizer de verdade: “Pai nosso que estais no céu...”

ORAÇÃO - Jesus, ajude-nos a ser fiéis ao nosso batismo; ajude-nos a ser verdadeiros cristãos todos os dias, em casa, na escola, na comunidade, no trabalho, nas brincadeiras e no catecismo. Amém

Fontes: Catecismo da Igreja Católica, site catequisar, Livro do Catequista da Ed. Paulus e Bíblia Sagrada

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *