FALANDO DE CATEQUESE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES



Este mês, dia 09/09 perdemos um dos baluartes da catequese do NE2, a simples, humilde, pura de coração e dedicada, Irmã Visitatio, a Catequista Itinerante, como ela própria se denominava. Ainda no dia 30/08, perto de ir para o Pai, deixou uma mensagem para os Catequistas onde insistia sobre a formação. Isto nos fez pensar quanto ela ensinou a nós, que somos catequistas em Casa Forte, em seus encontros, conversas e o “Data Chão”, cartazes que ela ia espalhando pelo chão, à medida que desenvolvia seus encontros.
Em Casa Forte temos uma Catequese de Crianças e Pré Adolescentes organizada, segundo os Documentos e Diretrizes da Igreja e se atualizando com o passar dos anos. É uma Catequese em constante desenvolvimento e sem preconceitos. Recebemos Crianças e Pré-Adolescentes tanto de Classe Média como de nossas comunidades. Quem consulta o site da Paróquia ou o blog da Catequese, já pode observar como nós trabalhamos atingindo não só os catequizandos, mas, também seus pais. Há um programa de formação de Catequista, pelo qual já passaram vários orientadores: Gustavo Castro, Aderson Viana, PE Claudio Sartori, Irmã Visitatio, entre outros (além do nosso Vigário.)
No Centro Catequético do Poço da Panela os catequizandos têm os seus Encontros no próprio local onde residem, porque há condições físicas para isto. Com relação aos outros Centros isto não é possível pela ausência ou precariedade de ambiente físico para os Encontros (barulho, pouco espaço) o que vem a distrair os catequizandos. Mas, o que nos é possível realizar, o fazemos com compromisso e amor, durante todos os sábados do ano. Os catequizandos após os Encontros participam ativamente da Celebração Eucarística preparada especialmente para eles.
E é assim que vivenciamos a nossa Pastoral, recebendo crianças a partir de seis anos que só fazem sua Primeira Eucaristia quando completam 10 anos, ficando conosco mais ou menos 2 anos na Perseverança para daí participarem do Encontro de Adolescentes.
Alertamos aos pais: não se descuidem, vocês são os primeiros e principais Catequistas. A Fé é transmitida junto com o leite materno!
Estamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos ou para fazerem parte de nossa Pastoral.
Deus nos abençoe!
Maria Pompéa Castelo Branco da Bôa-Viagem (pela Catequese Paroquial)

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *